Links de Acesso

São Tomé e Príncipe: Mais de 100 mil eleitores procuram novo Presidente


Eleiçoes Sao Tome
Eleiçoes Sao Tome

Localidade de Maria Luísa boicota por falta de energia.

Hoje foi domingo de votação no arquipélago de São Tomé e Príncipe. Pelo menos 110 mil eleitores participaram no processo.

São Tomé e Príncipe: Mais de 100 mil eleitores procuram novo Presidente - 2:03
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:12 0:00
Faça o Download

Na maioria das mesas de votação, incluindo na diáspora, a votação começou as sete horas da manha, conforme estipulado pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

No primeiro período, foi registada pouca afluência às urnas, mas a tarde muitas assembleias de voto tinham filas.

Ambrósio Quaresma, porta-voz da CNE, disse que houve um boicote na localidade de Maria Luísa, no distrito de Lembá, na Ilha de São Tomé.

A população da comunidade com 71 eleitores impediu o acto eleitoral em protesto contra a falta de energia elétrica, disse Quaresma.

Dos cinco candidatos, Hélder Barros, não fez campanha eleitoral e esteve fora do país até o dia do voto.

O actual Presidente da República, Manuel Pinto da Costa, que procura o segundo mandato, criticou o “banho”, fenómeno da compra de consciência dos eleitores.

“O banho leva as pessoas a pensarem que só com ele é que irão votar. Isso é muito triste e nós temos que encontrar formas de resolver essa questão o mais rapidamente possível”, disse.

Evaristo Carvalho, apoiado pelo candidato no poder, pediu aos jovens para que “ocorram às urnas, cumprir o seu direito de votar”.

E a candidata Maria das Neves, do maior partido da oposição, MLSPT- PSD, apela a CNE para estar atenta às fraudes, para que os resultados reflictam a vontade dos eleitores.

“Espero bem que as pessoas possam votar em consciência e que não haja fraude,” repetiu.

Analistas dizem que o candidato Manuel do Rosário, sem apoio partidário, tem poucas possibilidades de vencer as eleições

Segundo Quaresma, os resultados provisórias deverão ser publicados a partir das 23 horas locais.

XS
SM
MD
LG