Links de Acesso

Sanders vence primária de New Hampshire com ligeira vantagem sobre Buttigieg


Bernie Sanders

Bernie Sanders venceu com estreita vantagem a primária democrata de New Hampshire na terça-feira, 11 de fevereiro, solidificando a sua liderança na disputa interna do partido democrata para a corrida à Casa Branca em Novembro deste ano.

Pete Buttigieg, ex presidente de Câmada de South Bend, em Indiana, que venceu Sanders por pouco na semana passada no Iowa, ficou na segunda posição, próximo de Sanders, depois de dividir o voto centrista com a senadora Amy Klobuchar.

Sanders, um senador progressista de Vermont, prevaleceu após afastar os ataques de rivais que alertaram que as suas visões esquerdistas levarão o partido à derrota na eleição presidencial de 3 de novembro contra Donald Trump.

Eleição democrata: Pedro Marcelino comenta primárias no Iowa
please wait

No media source currently available

0:00 0:08:18 0:00

“Essa vitória é o começo do fim para Donald Trump”, disse Sanders a simpatizantes na cidade de Manchester, New Hampshire.

Sanders, de 78 anos e que se autoproclama um democrata socialista, tem como rival direto Buttigieg, um moderado de 38 anos, acusado de ser o “Pete de Wall Street!” pelos fãs de senador de Vermont.

Também foi uma boa noite para Klobuchar, que se aproveitou de um impulso após um bom desempenho num debate televisivo na sexta-feira para terminar na terceira posição.

A senadora Elizabeth Warren, que era considerada uma das favoritas em New Hampshire há alguns meses, ficou em quarto, gerando mais dúvidas sobre a sua viabilidade como alternativa progressista a Sanders.

Biden, ex-vice-presidente que já foi considerado o favorito para obter a indicação democrata, amargou a sua segunda decepção consecutiva depois de ficar em quarto no Iowa.

Biden também enfrenta a competição de Michael Bloomberg, o bilionário ex- presidente da Câmara de Nova Iorque que decidiu não disputar as quatro primeiras primárias e investir dinheiro em Estados maiores, como a Califórnia, que fará a sua primária no dia 3 de março, na chamada “Super Terça”.

New Hampshire ficou também marcado pela desistência de Andrew Yang.

A próxima primária realiza-se no Nevada, depois segue-se Carolina do Sul e só depois Califórnia.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG