Links de Acesso

Samakuva fica na presidência da UNITA até 2019


Isaías Samakuva
Isaías Samakuva

Não é desta vez que Isaias Samakuva cumpre o que prometeu, deixar a presidência da UNITA. Os militantes do principal partido na oposicao pediram e Samakuva recuou na sua posiçãoo e diz que fica a frente dos destinos dos maninhos ate 2019, o que provocou também um recuo nos candidatos à sua sucessão que já estavam perfilados, para a disputa ao cadeirão máximo da UNITA.

Existem duas correntes dentro da UNITA, uma a apoiar a permanência de Samakuva e outra que já não quer ver Samakuva como presidente. A corrente de apoio ao presidente venceu numa votação secreta dos 196 membros da Comissão Política 169 votaram a favor da continuidade do líder da UNITA. Isto fez com que Isaías Samakuva decidisse mudar de ideia e dizer que fica até 2019.

"Esses resultados colocaram-me contra a parede, eu não estou doente, não estou a fugir, para minha vida pessoal não interessa sair agora como se fosse um traidor, como muitos me disseram, então vou ficar até 2019", afirmou Isaías Samakuva

Mas Samakuva diz que não fica eternamente, ainda que os militantes peçam:"Não não, devo dizer que isso tem limites, estou com 71 anos tenho que pensar em fazer outras coisas, (E se os militantes voltarem a pedir em 2019 para ficar?) Não, já não tenho forças para isso".

Abílio Kamalata Numa, candidato assumido à presidência da UNITA nem se quer apareceu no encerramento da reunião da Comissão Politica, Adalberto da Costa Junior, apontado como provável substituto de Samakuva não confirmou, Lukamba Gato esteve presente a reunião mas não se pronunciou sobre eventual candidatura, Massanga Savimbi, outro nome cogitado também não se pronunciou.

XS
SM
MD
LG