Links de Acesso

Samakuva diz que há que responsabilizar os corruptos


Deolinda Valiangula, vice-governadora de Benguela, e Isaías Samakuva, presidente da UNITA

Caso de ‘’roubos no negócio do lixo’’ serviu de referência

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, defendeu em Benguela que as denúncias de corrupção não bastam e que falta a responsabilização criminal dos que desviam recursos do Estado.

Samakuva diz que é preciso levr corruptos ao tribunal - 1:56
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:55 0:00

No final de uma visita à província nesta segunda-feira, 30, o líder da oposição afirmou que Angola precisa de sair dos discursos para acabar com um problema que corrói o tecido social.

Isaías Samakuva esteve na sede do Governo de Benguela, mas não conversou com Rui Falcão, governador provincial, que fez a denúncia de desvios de milhões no negócio do lixo.

As palavras do governante levaram o presidente da UNITA a pedir um sistema de justiça à altura do combate à impunidade.

“Para além das denúncias, nós precisamos de culpabilizar os que são acusados de corrupção. Há o sistema de justiça que deve engajar-se para apurar a verdade. Se houver este trabalho com toda a força, as pessoas incriminadas sofrerão as consequências. Caso contrário, ficamos pelo discurso, e isso não ajuda a resolver o problema’’, adverte Samakuva.

Também na sequência das declarações de Rui Falcão, o jurista Francisco Viena, secretário provincial da CASA-CE, diz que o Ministério Público tem matéria-prima para a competente investigação.

“Porque está a vir (denúncia) de uma entidade com responsabilidades políticas e sociais. Em Benguela, o senhor Rui Falcão representa o Presidente da República. Em termos de arrolamento de provas, há um dado bastante para que se proceda criminalmente contra os indivíduos que ele esta a denunciar’’, alerta o jurista.

Detentora de um orçamento superior a dois mil milhões de Kwanzas na altura dos desvios apontados pelo governador, Benguela já só recebe quinhentos milhões para tratar do saneamento básico.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG