Links de Acesso

Samakuva diz que 2015 será um ano muito difícil


Angola, Unita, Samakuva - No Encerramento da Sua Campanha em 2012
Angola, Unita, Samakuva - No Encerramento da Sua Campanha em 2012

Líder da Unita diz que alguns continuam a passear pelo mundo com a riqueza de todos.

O líder da Unita apresentou este fim-de-semana em Luanda a sua mensagem de fim de com o aviso de que 2015 será muito difícil para os angolanos.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:44 0:00
Faça o Download

Isaías Samakuva prevê que o próximo ano será particularmente marcante para Angola podendo a queda nos preços do petróleo ser aproveitada pelo Governo para justificar a corrupção, a má governação, o agravamento da inflação, o desemprego e a já fraca qualidade dos serviços públicos.

Depois de fazer uma resenha dos principais acontecimentos que marcaram o ano de 2014 no mundo, o líder do principal partido da oposição sustentou que no mesmo período os angolanos assistiram a consolidação do “regime autoritário de matriz sultânica”.

“A supremacia da Constituição continuou a ser substituída pela vontade de um só homem. A democracia tornou-se uma miragem e a reconciliação nacional uma quimera”, declarou.

O presidente da Unita voltou a denunciar a existência do que chamou de “um grupo de predadores que se confunde com o Estado e que “ agride os direitos fundamentais dos angolanos e utiliza o sistema financeiro nacional para executar operações ilícitas de branqueamento de capitais, enriquecimento ilícito e corrupção, dentro e fora de Angola, perante um sistema de justiça que se mostra incapaz de investigar e julgar tais crimes.”

Isaías Samakuva disse que em 2014 a exclusão social continuou e o sofrimento dos angolanos foi mais visível.

O presidente da Unita precisou, contudo, que o próximo ano será de grandes desafios para os quais apelou para a necessidade de enfrentá-los com os olhos bem abertos e afugentar o medo paralisante.

“Vamos continuar divididos apenas porque pensamos de forma diferente? Vamos continuar a sofrer por causa da má gestão de uns poucos que se passeiam vaidosos pelo mundo à custa da riqueza de todos nós? Vamos continuar a ouvir a canção de que estamos a subir quando até aos nossos bancos falta todos os dias o sistema que nos impede de utilizarmos o nosso próprio dinheiro aí depositado? Vamos continuar a viver pobres num país com tanta riqueza de que uns poucos desfrutam a seu bel-prazer?”, questionou para terminar Isaías Samakuva.

XS
SM
MD
LG