Links de Acesso

Samakuva pede despartização da Procuradoria Geral da República

  • Coque Mukuta

Isaías Samakuva

Na réplica ao discurso sobre o estado da naçãomde João Lourenço, líder da UNITA exige imprensa livre e independência do PR em relação ao MPLA

O presidente da UNITA pediu a despartidarização da Procuradoria Geral da República (PGR) com a sua consequente saída da alçada da Presidência da República.

Isaías Samakuva fez esta declaração ao apresentar nesta segunda-feira, 23, em Luanda, a sua réplica ao discurso do estado da nação, feito pelo Presidente João Lourenço no dia 16.

O líder da oposição disse esperar um Chefe de Estado que não dependa do partido do qual ele não é presidente e pediu também que se despartidarize as instituições, começando pela PGR.

“Despartidarizar a justiça, tirar a Procuradoria da República da dependência do Presidente da República, implica igualmente não condicionar a nomeação dos juízes à composição do Parlamento”, advogou.

Samakuva disse ainda querer ver uma imprensa mais livre e deu o benefício de dúvida a João Lourenço nos seus primeiros 100 dias de governação.

“Vai o Presidente da República exercer essa competência com autoridade que a nação espera ou vai subordinar-se ao partido de que ele não é presidente”, perguntou Isaías Samakuva, uma semana depois do primeiro discurso do Presidente da República no Parlamento na semana passada.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG