Links de Acesso

Nelson Mandela está novamente internado com infecção pulmonar


Presidência sul-africana diz que o antigo presidente está a receber do melhor tratamento e pediu aos sul-africanos para rezarem por ele

O antigo presidente sul-africano, Nelson Mandela foi internado de urgência num hospital, e pela segunda vez este mês.

Mandela sofre de uma infecção pulmonar recorrente. Os responsáveis sul-africanos afirmam que o antigo presidente está em bom espírito, mas a sua hospitalização está a levantar preocupações sobre a saúde do líder de 94 anos de idade.

O porta-voz da presidência sul-africana deu detalhes sobre o estado de saúde do presidente Mandela.

“O antigo presidente Nelson Mandela foi admitido no hospital pouco antes da meia-noite de ontem. Os médicos estão a diagnostica-lo e asseguraram no sentido que tenha o melhor tratamento de especialidade e que esteja confortável.”

Maharaj pediu aos sul-africanos para rezarem pelo antigo líder sul-africano, que está profundamente debilitado e por sofrer de várias enfermidades.

O presidente Mandela esteve no hospital há 20 dias, para o que tinha sido considerado como “um agendado controlo médico.”

O mesmo tinha passado 18 dias num hospital devido a infecções pulmonares e biliares em Dezembro. Antes desse internamento ele tinha sido admitido num hospital de Joanesburgo em Janeiro por causa de uma infecção respiratória aguda. Mandela foi diagnosticado com tuberculose em 1988, durante os seus 27 anos de prisão por oposição ao governo de minoria branca.

Nelson Mandela tornou-se no primeiro presidente negro da África do Sul após eleição, e em 1994 foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz pelo seu contributo ao fim do apartheid. O mesmo viria a abandonar o poder em 1999.

Mandela tem feito poucas aparições públicas nos últimos anos, tendo-se retirado da vida pública activa desde 2004.
XS
SM
MD
LG