Links de Acesso

África do Sul Combate Tráfico Humano


Estádio de Joanesburgo
Estádio de Joanesburgo

Há 56 tribunais preparados para julgar casos relacionados com o tráfico de seres humanos.

A SANTAC, rede de organizacões da sociedade civil que lutam contra o trafico de seres humanos na região austral africana, está preocupada com a morosidade que se vereifica na aprovacão, pelo parlamento sul-africano, da lei contra o tráfico de seres humanos.

Mas não deixa, mesmo assim, de se mostrar optimista porque, nos últimos dias, o governo sul-africano, através do Ministro da Justica, Jeff Radebe, deu indicacões mostrando que a aprovacão poderá acontecer este ano.

Jeff Radebe lancou nos últimos dias uma campanha contra o tráfico de seres humanos, numa cerimónia que teve lugar num dos estádios que vão acolher os jogos do campeonato de futebol que começam já no dia 11 de Junho, na África do Sul.

Na cerimónia estiveram presentes responsáveis do Ministério Público da África do Sul, da FIFA e de outros parceiros e organizacoes não-governamentais.

O referido estádio (Mbombela Stadium) localiza-se na cidade de Neslpruit, bem proximo da fronteira mocambicana de Ressano Garcia.

Há, todos os dia, centenas de mocambicanos que se dirigem a Neslpruit para fazer compras.

A campanha, denominada "Red Card", conta com a intervenção de outros sectores da administracão da justiça sul-africana, incluindo a polícia. Há duas linhas telefonicas para as quais as pessoas poderão ligar, gratuitamente.

Pessoas carecendo de ajuda ou que conhecam outras pessoas a precisar de ajuda das autoridades.

E, segundo as autoridades sul-africanas, há ainda 56 tribunais que, na Africa do Sul, estão preparados para julgar casos relacionados com o trafico de seres humanos.

XS
SM
MD
LG