O líder da organização da juventude do ANC apelou para que aquele partido sul-africano nomeie uma liderança mais jovem e mais radical.
Falando, no sábado, Julius Malema, disse que a África do Sul necessita de “um ANC sem medo”, um ANC, que diga à rainha em Londres que a economia sul-africana irá mudar.
Malema referia-se aos comentários feitos pelo presidente Jacob Zuma durante a visita de estado que efectuou à Grã-Bretanha em Março, quando disse que a nacionalização das minas de ouro não faz parte da política do governo.
Em Março deste ano, o líder juvenil do ANC elogiou os esforços feitos pelo presidente Robert Mugabe de se apoderar das propriedades agrícolas dos fazendeiros brancos e nacionalizar as minas.
Entretanto, O maior partido sul-africano da oposição vai fundir-se com um partido menor na esperança de constituir um maior desafio face ao ANC nas eleições de 2014.
A líder dos Democratas Independentes, patrícia de Lille, disse, no domingo, que o seu partido se vai fundir com a Aliança Democrática como um primeiro passo para consolidar a sua oposição e para – segundo disse – “oferecer uma verdadeira alternativa de governo”.
Aqueles dois partidos anunciaram que tencionam fazer conversações com mais partidos da oposição, incluindo com o Movimento Democrático Unido e com o Congresso do Povo.