Links de Acesso

SADC prevê enviar até finais de Junho a sua força de estabilizaçao para o Leste do Congo


Cimeira presidencial da SADC em Luanda - Agosto 2011 (Arquivo)
Cimeira presidencial da SADC em Luanda - Agosto 2011 (Arquivo)

Os últimos detalhes devem ficar concluídos hoje, no final de três dias de consultas na sede das Nações Unidas em Nova Iorque

O Secretário-Executivo da SADC, Tomaz Salomão, conclui hoje nas Nações Unidas as negociações para o envio de uma força regional de estabilização para o Leste da República Democrática do Congo, que tem sido palco de acções dos grupos rebeldes.

Salomão que chegou a Nova Iorque na Quarta-feira onde iniciou as consultas com os responsáveis e órgãos da ONU disse ter encontrado disponibilidade necessária para aa conclusão do processo político que segundo ainda ele deverá conduzir ao envio dessa força para o terreno em finais de Junho.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:35 0:00
Faça o Download

De acordo ainda com o Secretário-Executivo da SADC, tudo está pronto no que toca a composição da força que terá um efectivo de 2400 homens, faltando apenas concluir os últimos detalhes com as Nações Unidas.

A organização regional prevê num primeiro momento assegurar o envio das tropas tanzanianas, seguidas do contigente sul africano, e a seguir as tropas maluianas, de acordo com a disponibilidade dos países membros.
XS
SM
MD
LG