Links de Acesso

São-tomenses em Cabo Verde expectantes com novo Governo


Jorge Bom Jesus e elenco na tomada de posse

Pedem postura de Estado, liberdade de imprensa e dos tribunais e compromisso com o desenvolvimento do país

Após a posse do XVII Governo constitucional de São Tome e Príncipe, a comunidade são-tomense radicada em Cabo Verde espera que o novo Executivo esteja comprometido com o processo de desenvolvimento efectivo do país.

Em conversa com a VOA, alguns disseram que os desafios são enormes e que os governantes devem arregaçar as mangas e trabalhar para que o país saia da difícil situação social, económica e politica que tem vivido nos últimos anos.

Entre os desafios, apontam uma cultura de Estado, sentido de responsabilidade e respeito pela coisa pública, na clara intenção de trabalhar para salvaguardar os superiores interesses da nação e bem-estar das populações no geral.

Baixa da cidade da Praia
Baixa da cidade da Praia

O presidente da Associação dos São-tomenses, João Martins de Pina, disse ter acompanhado com muita atenção o discurso do primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus.

Professor liceal há vários anos em Cabo Verde, Jerónimo Sousa Pontes acredita na entrega e capacidade do novo Chefe de Governo, mas espera que a coligação seja verdadeiramente sólida e que haja um comprometimento de todos com o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe.

Outro aspecto de grande importância na óptica dos são-tomenses abordados pela VOA prende-se com a criação de condições efectivas para que os tribunais e a comunicação social pública e privada possam funcionar de forma livre e responsável, porquanto são pilares cruciais para a consolidação do estado de direito democrático.

Tendo em conta as relações históricas entre os dois arquipélago, eles esperam igualmente um reforço da cooperação entre os dois governos.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG