Links de Acesso

São Tomé e Príncipe: violência doméstica e fraco poder de compra das mulheres afectam famílias


Mulheres ainda são alvo de muita violência

A violência doméstica e o fraco poder financeiro das mulheres podem estar na origem da desestruturação de muitas famílias são-tomenses.

Esta desestruturação familiar tem tido consequências bastante nefastas para a sociedade, de acordo com muitas mulheres.

São Tomé e Príncipe: violência doméstica e fraco poder de compra das mulheres afectam famílias
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:22 0:00

O fenómeno de meninos de rua e na rua é um dos exemplos avançados pela deputada Celmira Fernandes, que acredita que “se as mulheres não tivessem tantos problemas, sobretudo financeiro, haveria menos meninos de rua”.

Para a intendente da Polícia Nacional Teresa Santiago, o fenómeno de meninos de rua, cada vez crescente na sociedade são-tomense, “é resultado da violência doméstica de que são as mulheres são vítimas”.

Santiago encoraja as mulheres a denunciarem os crimes de violência doméstica praticados pelos seus companheiros.

O receio de muitas mulheres em denunciar actos de violência doméstica, sustenta aquela oficial da polícia, “tem a ver com o seu fraco poder financeiros e falta de autoestima”.

Há também mulheres, sobretudo as da nova geração, que na opinião de Celmira Fernandes, estão a contribuir para a degradação da família, quando só olham para si e deixam abandonados os seus filhos.

No que toca à participação da mulher na vida sócio-económica e política do país é notável uma evolução positiva nos últimos anos, mas não são poucas as vozes que dizem que há umm longo caminho a percorrer.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG