Links de Acesso

São Tomé e Príncipe ultrapassa fase aguda da Covid-19, diz a OMS


Imagem de arquivo: Hospital de Campanha para a Covid-19, São Tomé e Príncipe
Imagem de arquivo: Hospital de Campanha para a Covid-19, São Tomé e Príncipe

A Representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em São Tomé e Príncipe declarou esta quinta-feira, 27, que o país já ultrapassou a fase aguda da pandemia da Covid-19.

São Tomé e Príncipe ultrapassa fase aguda da Covid-19, diz a OMS
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:04 0:00

Anne Marie Ancia considera, no entanto, que é necessário reforçar o controlo e a prevenção nas comunidades.

"O país está no fim da fase aguda da pandemia, e deverá entrar numa fase de consolidação, por isso, estamos a reforçar algumas estratégias que nos vão permitir tentar parar a propagação”, disse.

As autoridades de saúde anunciaram que nesta fase estão a trabalhar no desenvolvimento de uma estratégia de “busca ativa de casos de covid-19 na comunidade”.

Nesta semana, a OMS, com o financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento, entregou a São Tomé e Príncipe uma ambulância para reforçar o controlo e a prevenção da Covid-19 nas comunidades rurais.

A realização de testes em massa anunciada pelo governo, cujo arranque estava marcado para o dia 17 deste mês, na ilha do Príncipe até hoje não se concretizou.

Entretanto, dos 109 testes realizados, nas últimas 48 horas, não se registou qualquer caso positivo do novo coronavírus, mantendo-se o total das infeções em 892 e 15 vítimas mortais.

Desses casos, disse o ministério da saúde, 842 já recuperaram da doença, o que representa mais de 95 por cento.

XS
SM
MD
LG