Links de Acesso

Ruanda na luta contra insurgentes no norte de Moçambique


Mulheres deslocadas de Palma, Cabo Delgado, Moçambique
Mulheres deslocadas de Palma, Cabo Delgado, Moçambique

SADC diz que ainda não foi informada

O Ruanda tem planos de envio de tropas para ajudar Moçambique a lutar contra a insurgência que atormenta a província de Cabo Delgado, norte do país, escreve a agência Bloomberg.

“Há planos de envio, mas os planos ainda não foram finalizados”, disse à Bloomberg o porta-voz das Forças de Defesa do Ruanda, Ronald Rwivanga, na semana passada.

Contactados pela Bloomberg, Verónica Macamo, chefe da diplomacia moçambicana; e Omar Saranga, porta-voz das Forças Armadas de Moçambique, não responderam às mensagens pedindo comentários.

A secretária executiva da SADC, Stergomena Tax, disse à Bloomberg, por telefone, que Moçambique ainda não informou ao bloco regional sobre o envio de tropas do Ruanda.

A SADC, que é a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, anunciou, semana passada, que fará uma intervenção militar na mesma região, onde as acções de insurgentes associados ao Estado Islâmico, provocaram a morte de, pelo menos, 2.000 pessoas, e a fuga de 800 mil.

A francesa Total Energies SE, também por conta da situação, interrompeu os trabalhos do seu projecto de gás natural, de 20 mil milhões de dólares, o maior de África.

XS
SM
MD
LG