Links de Acesso

2Rs, África Ocidental: Marrocos vs. Espanha, migrantes e política


2Rs

Recentemente, a chegada de milhares de migrantes às costas de Ceuta e depois Melilla, cidades autónomas espanholas no norte de África, desencadeou uma série de acusaçōes e condenaçōes na Europa e aumentou a tensão entre Espanha e Marrocos.

O que estava por detrás desta chegada “repentina” de migrantes na sua maioria marroquinos? Rabat estaria irritado com a presença num hospital espanhol do líder da Frente Polisário, Brahim Ghali, a receber tratamento médico. Marrocos reclama para si o Sahara ocidental, que a Frente Polisário, apoiada pela Argélia vem lutando, até literalmente, há décadas pela sua independência. Ghali tem também a cabeça a prémio em Espanha.

Segundo os nossos analistas, Marrocos decidiu fazer pressão sobre o governo de Madrid com a cartada da migracão, deixando passar milhares de migrantes pelos seus cordōes de segurança até aos enclaves espanhóis. Colocando Espanha numa situação difícil. Este o tema da mais uma ediçao da rubrica 2Rs, África Ocidental com os nossos politologos Raúl Braga Pires e Rui Neumann.

Escute 2Rs, África Ocidental carregando no link abaixo:

2Rs, África Ocidental: Marrocos vs. Espanha, migarntes, política e Polisário
please wait

No media source currently available

0:00 0:17:25 0:00


Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG