Links de Acesso

Rolling Stones celebram 50 anos nos palcos


Famoso conjunto de Rock celebra quinquagésimo aniversário com concertos em Inglaterra e também nos EUA de onde veio a sua inspiração musical

O agrupamento musical de rock'n roll Rolling Stones celebra este ano os 50 anos da sua formação com quatro concertos sendo dois em Inglaterra e dois em Nova Jersey nos Estados Unidos

please wait

No media source currently available

0:00 0:11:07 0:00
Faça o Download
Esses dois concertos em dois continentes diferentes reflectem bem o que são os Rolling Stones. Um conjunto inglês formado em 1962 quando a Inglaterra se tornou no centro da música popular moderna mas que veio beber a sua inspiração nos Estados Unidos, no “Rythm and Blues”. Ao fim e ao cabo o seu nome, Rolling Stones, é tirado de um música blues de Muddy Waters com o mesmo nome e seu primeiro disco gravado foi uma música de chuck berry Come On, em Junho de 1963.

Not fade away de Buddy Holly foi o seu terceiro single que chegou ao numero três da parada de sucessos em Inglaterra e que marcou a o começo da sua ascensão.

A influência da música americana nos Rolling Stones é aliás bem visível no seu primeiro álbum titulado apenas The Rolling Stones em que apenas duas músicas incluídas foram compostas pelo grupo. A maior parte do resto eram tudo versões de músicas do Rythm and blues americanos.

A sua primeira viagem aos estados Unidos em Junho de 1964 não foi um sucesso. Nas palavras do viola baixo Bull Wyman agora reformado já com mais de 70 anos essa primeira viagem foi na verdade “um desastre”. Mas de lá saiu o seu primeiro número um na Inglaterra. Uma versão de uma música de Bobby e Shirley Womack “It´s all over now”

O seu segundo foi também outra versão de um conhecido blues de Wllie Dixon Little Red Rooster

A partir daí os Rolling Stones começaram a produzir a sua própria musica e muita dela é conhecida através do mundo como clássicos do rock n´roll. Ao fim e ao cabo quem não reconhece de imediato a guitarra inicial de Satisfaction?

Dos seis membros iniciais dos Rolling Stones - Ian Stewart, Brian Jones, Bill Wyman, Keith Richards, Charlie Watts e Mick Jagger apenas três estão hoje lá.

O vocalista Mick Jagger com 69 anos de idade o guitarrista com 68 anos, o baterista Charlies Watts com 71 anos de idade. O guitarrista Ron Wood substituiu Brian jones após a morte deste ainda nos anos 60 e tem 65 anos de idade

Com esta idade é provável que estes quatro concertos sejam a ultima oportunidade para se ver ao vivo os Rolling Stones e daí que em Inglaterra se tenham formado filas enormes quando abriu a venda aos bilhetes.
XS
SM
MD
LG