Links de Acesso

Rex Tillerson diz que nada é possível sem aliados e parceiros


Rex Tillerson

Secretário de Estado demitido por Trump pelo twitter reclama crédito da sua equipa

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, considerou que a sua equipa conseguiu avanços nas negociações com a Coreia do Norte e noutros assuntos importantes, ao reagir à sua demissão, nesta terça-feira, 13, pelo Presidente Donald Trump.

Tillerson, que se mostrou visivelmente emocionado, não agradeceu ao Presidente pelo convite nem pelo eventual apoio, enquanto enfatizava a sua forte relação com o secretário de Defesa, Jim Mattis.

No Departamento de Estado, o secretário de Estado revelou ter ligado para Trump por volta do meio-dia do Air Force One, o avião presidencial, horas após ter sido sumariamente demitido via Twitter.

“O mais importante é garantir uma transição suave e ordenada durante um momento em que o país continua a enfrentar desafios significativos de políticas e segurança nacional”, destacou Tillerson, com a voz embargada às vezes, mas apesar da sala estar cheia de jornalistas ele se recusou a responder, aliás como sempre foi seu hábito.

Na sua intervenção, o demitido secretário de Estado destacou o relacionamento com aliados dos Estados Unidos.

Tillerson considerou que os Estados Unidos ganharam parceiros no esforço para usar sanções para obrigar Pyongyang a recuar quanto ao seu programa nuclear.

O ex chefe da diplomacia americana adiantou ainda que há mais a fazer para estabilizar o Iraque, derrotar os combatentes islâmicos, lidar com a Rússia e forjar um relacionamento com a China.

"Nada é possível sem aliados e parceiros", frisou Tillerson, que vai deixar o Governo no próximo dia 31.

O governante foi, no entanto, muito criticado por ter ajudado a contribuir para um Departamento de Estado caracterizado por falta de eficácia e que não conseguiu preencher os muitos lugares vagos.

Em mais de um ano, a Administração Trump não conseguiu nomear 36 embaixadores, 16 altos assessores seis subsecretários de Estado.

Rex Tillerson será substituído pelo actual diretor da CIA, Mike Pompeo.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG