As tensões entre a Rússia e a Ucrânia têm complicado o processo de limpeza de Chernobyl, um dos locais onde aconteceu um dos piores acidentes nucleares do mundo. Chernobyl fica na Ucrânia, junto à Bielorrússia. Remover os materiais radioactivos leva décadas e custa milhões de dólares, um fardo imenso para a Ucrânia
Revisitar Chernobyl Depois de 28 Anos
9
Um monumento em honra aos 32 bombeiros que morrerão a tentar combater o fogo causado pela explosão do Reactor No. 4, Chernobyl, Ucrânia, Março 19, 2014. (Steve Herman/VOA)
10
Um equipamento de controlo remoto usado em Chernobyl depois da explosão do reactor. Boa parte do reactor deixou de funcionar devido aos altos níveis de radioactividade que tornarão os circuitos inoperáveis, Chernobyl, Ucrânia, Março 19, 2014. (Steve Herman/VOA).
11
O motorista Igor Bordnarch, visitante frequente do local do reactor de Chernobyl, verifica a radiação a apenas 240 metros do reactor destruído, fábrica de Energia Nuclear de Chernobyl, Ucrânia, Março 19, 2014. (Steve Herman/VOA)
12
Os correspondentes da VOA Arash Arabasadi e Steve Herman (segurando um monitor de radiação) em frente do antigo sarcófago que cobre o Reactor No. 4 de Chernobyl Reactor No. 4, Fábrica de Energia Nuclear de Chernobyl, Ucrânia, Março 19, 2014. (unknown photographer/VOA)