Links de Acesso

República Democrática do Congo: Homens armados atacam estação de TV e aeroporto


DRC map, North Kivu province
DRC map, North Kivu province

Antes do programa terminar, dois homens armados apareceram em directo para deixar uma mensagem contra o Governo do Presidente Kabila.

As autoridades da República Democrática do Congo reportam que houve tiroteio em vários pontos da capital, Kinshasa, e que homens armados tomaram uma estação de televisão e fizeram jornalistas reféns. O aeroporto e o Ministério da Defesa também foram atacados.

Segundo a Reuteurs, a polícia montou um cordão de segurança no edifício da estação de televisão, onde estão retidos os reféns.

Antes do programa que estava no ar terminar apareceram em directo dois homens armados, dirigindo uma mensagem contra o Governo do Presidente Joseph Kabila.

“Gideon Mukungubila veio para vos libertar da escravatura dos ruandeses", dizia a mensagem, de acordo com a gravação que um jornalista da Reuteurs assistiu.

No centro de Kinshasa as ruas estão vazias e as lojas estão fechadas. Um funcionário do aeroporto internacional que fica nos arredores da cidade conta que houve fortes tiroteios logo a seguir ao ataque à estação televisiva do Estado.

“O tiroteio começou aqui", disse o funcionário à Reuters. “Eles estão a disparar para todo o lado. Estamos todos escondidos".

Foram ouvidos fortes tiroteios durante o ataque ao aeroporto e homens armados atacaram também o Ministério da Defesa, contudo são se sabe ainda se estes ataques causaram vítimas.

O surto de violência na capital da RDC causou um pânico considerável em toda a cidade de Kinshasa.



VOA com Reuteurs
XS
SM
MD
LG