Links de Acesso

República Centro Africana vota na segunda volta das legislativas


Uma assembleia de voto em Bangui
Uma assembleia de voto em Bangui

Debaixo de fortes medidas de segurança os eleitores na República Centro Africana estão hoje a votar na segunda volta de eleições parlamentares cuja primeira volta foi marcada por ataques de rebeldes em redor do país.

A segunda volta da votação de hoje decorre em 49 distritos eleitorais enquanto 69 outros distritos estão a votar ainda na primeira volta porque em Dezembro a violência impediu a votação nessas zonas.

Em Dezembro Faustin Archange Touadéra foi re-eleito presidente mas rebeldes que a ONU diz serem apoiados pelo antigo Presidente François Bozizé tentaram apoderar-se do poder no meio de alegações de irregularidades na votação.

Em Janeiro os rebeldes cercaram a capital Bangui forçando dezenas de milhar de pessoas a fugirem da cidade.

Hoje a votação decorreu sem problemas de maior na capital onde pequenas filas de residentes podiam ser vistas nos locais de voto sob a vigilância de grande número de soldados e polícias.

O governo e a missão da ONU no país, MINUSCA, expressaram confiança que a votação de hoje irá decorrer sem violência devido à presença de uma maior segurança e também porque desde Janeiro os rebeldes sofreram derrotas

XS
SM
MD
LG