Links de Acesso

Renamo deixará de ser um partido militarizado, garante André Magibire


André Majibire

O Secretário-Geral da Renamo, André Magibire, disse que muitos seguidores de Mariano Nhongo têm estado a aderir ao processo de desmilitarização, desmobilização e reintegração (DDR).

Ele garantiu que o processo de DDR está a decorrer com muito sucesso, e a Renamo vai deixar de ser um Partido militarizado.

Renamo deixará de ser um partido militarizado, garante André Magibire
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:27 0:00

Magibire declinou-se a avançar números, porque referiu, "estão sempre a alterar-se", um pouco por toda a zona centro de Moçambique, onde a autoproclamada Junta Militar da Renamo, liderada por Mariano Nhongo, tem estado a operar.

Mariano Nhongo exige "melhores condições de desmobilização, desmilitarização e reintegração para os antigos guerrilheiros", e recusa a liderança de Ossufo Momade, que substituiu Afonso Dhlakama.

Magibire disse que "o Presidente da Renamo, Ossufo Momade, quer que todos os antigos guerrilheiros da Renamo sejam desmobilizados, e muitos dos integrantes da chamada Junta Militar têm vindo a beneficiar desse processo".

Satisfação

André Magibire garantiu que, em breve, a Renamo vai deixar de ser um partido militarizado, sendo prova disso, a sua aposta no processo de desmilitarização e Reintegração social já em curso. "Os guerrilheiros estão satisfeitos com o processo", realçou.

Para o analista Calton Cadeado, estas declarações traduzem a vontade política da Renamo relativamente a este processo, "e isso tem a vantagem de ajudar a diminuir as tensões; mas quando falamos de um processo de desarmamento, desmobilização, é preciso ter em conta que é um processo complexo".

Entretanto, para o pastor da igreja Evangélica de Moçambique, Lucas Ubisse, a vontade política deve ser apoiada por políticas de inclusão.

Refira-se que mais de cinco mil antigos guerrilheiros da Renamo foram já desmobilizados no âmbito do chamado processo DDR, financiado por vários parceiros internacionais.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG