Links de Acesso

Renamo critica decisão do Conselho Constitucional e promete luta política


Moçambique, António Muchanga, Porta-voz da Renamo
Moçambique, António Muchanga, Porta-voz da Renamo

António Muchanga regiu à recusa do CC em analisar o recurso da Renamo que pediu a anulação das eleições em Moçambique.

O Conselho Constitucional de Moçambique rejeitou o recurso da Renamo que pediu a anulação das eleições de 15 de Outubro por irregularidades e fraude generalizada.

O tribunal superior justificou a sua decisão com falta de fundamentos, posição prontamente rejeitada pelo porta-voz da Renamo.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:00 0:00
Faça o Download

A decisão do Conselho Constitucional foi comunicada ontem à Renamo que, em conferência de imprensa hoje, disse, através do seu porta-voz António Muchanga que o Conselho Constitucional perdeu “a oportunidade de demonstrar que as leis devem ser cumpridas por todos e não apenas pelas vítimas de actos macabros de fraude generalizada, que caracterizou as eleições de 15 de Outubro”.

Em declarações à VOA a partir de Maputo, Muchanga afirmou não ter ficado surpreendido com a recusa do Conselho Constitucional.

“O presidente do Conselho Constitucional disse logo após as eleições que os partidos deviam aceitar o resultado das eleições sem importar de que forma”, acusou Muchanga que, por isso, não esperava outra decisão.

Para o porta-voz da Renamo, há uma crise no horizonte que o Governo e os órgãos do Estado não a vêem.

“Vamos continuar com a luta política e a luta de massas, será a população, que foi quem votou, que vai dizer o seu voto”, disse o porta-voz da Renamo a reiterar as posições do partido liderado por Afoson Dhlakama.

A rejeição do recurso da Renamo pelo Conselho Constitucional segue-se a uma medida idêntica tomada pelo órgão em relação a um recurso do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Agora, para completar este ciclo eleitoral, cabe ao Conselho Constitucional ratificar os resultados gerais apresentados pela Comissão Nacional de Eleições.

Os novos eleitos, o Presidente da República e os deputados devem tomar posse em Janeiro.

XS
SM
MD
LG