Links de Acesso

Registo eleitoral arranca quinta-feira em Angola


Um eleitor descarrega o voto numa urna, em Luanda. 23 de Agosto, 2017. Angola
Um eleitor descarrega o voto numa urna, em Luanda. 23 de Agosto, 2017. Angola

Na Huíla, oposição apela ao registo e promete monitorizar o sistema

Os partidos políticos com assento parlamentar na província angolana da Huíla estão prontos para fiscalizar o processo de registo eleitoral oficioso previsto para arrancar nesta quinta-feira, 23.

Partidos da oposição angola prometem vigiar registo eleitoral – 1:45
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:43 0:00

Na Huíla, serão abertos 42 Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP) destinados ao processo para atender os 14 municípios.

João Elias, do Partido de Renovação Social, (PRS), diz que a sua organização vai aplicar-se na mobilização dos cidadãos ao registo.

“Vamos mobilizar a nossa população de maneiras que sejamos capazes de enfrentar o futuro”, garantiu.

O secretário da CASA-CE, no Lubango, Domingos Clemente, pede transparência no processo.

“Essa parte informática e técnica precisa de ser revista”, disse, fazendo notar ainda que o processo poderá encontrar dficuldades por existirem comunas onde não há indetificação das pessoas.

Para o secretário provincial da UNITA, Augusto Samuel, a máquina está afinada para este desafio e inclusive para detectar eventuais desvios da lei.

Secretário Provincial da UNITA na HuílA, Augusto Samuel
Secretário Provincial da UNITA na HuílA, Augusto Samuel

“Temos connosco alguma experiência do passado em que infelizmente os operadores desses processos muitas das vezes desviam-se naquilo que são os preceitos legais e fazem aquilo que lhes convém”, afirmou Samuel indicando a importância da fiscalização, mas "nossos militantes estão preparados para detectar esses desvios”.

Para lá da emissão do cartão de eleitor o BUAP vai encarregar-se nos próximos tempos da entrega do cartão do munícipe e do bilhete de identidade.

A província da Huíla, actualmente com três milhões de habitantes, é a segunda maior praça eleitoral de Angola depois de Luanda.

XS
SM
MD
LG