Links de Acesso

Região circundante ao Vulcão do Fogo pode ficar isolada


Vulcão do Fogo, Cabo Verde (Foto de Fausto do Rosário)
Vulcão do Fogo, Cabo Verde (Foto de Fausto do Rosário)

Governo de Cabo Verde decreta situação de contingência nas ilhas de Fogo e Brava.

O Governo de Cabo Verde decretou a situação de contingência nas ilhas de Fogo e Brava, em virtude da erupção vulcânica na ilha do Fogo. A decisão foi tomada depois de o nível de emergencia ter sido elevada para 5, o maximo da escala.

A região cirundante do Vulcão do Pico, seu nome de baptismo, Chã das Caldeiras, pode ficar isolada ainda esta noite se as lavras continuam a correr ao ritmo actual, revelou o curador da cidade de S.Filipe e investigador Fausto do Rosário.

“Há duas bocas de lavas e o volume das lavas é bastante grande. Uma já cortou a estrada principal e a está dirigir-se para Curral de Asnos e começou já a comprometer a via alternativa. Pelos meus cálculos, a via ficará complementamente comprometida dentro de algumas horas”, advertiu Rosário num post no Facebook depois de ter estado o dia todo na região.Apesar da decisão do Governo para que as pessoas diexam a região, alguns populares decidiram manter-se aí, aumentando a preocupação das autoridades e das famílias.

Vulcão do Fogo, Cabo Verde (Foto de Fausto do Rosário)
Vulcão do Fogo, Cabo Verde (Foto de Fausto do Rosário)

O Executivo assegura estar preparado para fazer face à situação, segundo a ministra da Administração Interna Marisa Morais.

Neste momento, os militares deslocados da capital, Praia, já se encontram em Chã das Caldeiras a apoiar na retirada das pessoas bem como a Polícia Nacional.

A comunicação tornou-se complicada na zona porque a lava já destruiu os postes da principal empresa de telecomunidações no país, enquanto ainda funciona a outra, que tem menos de 30 por cento do mercado.

O Vulcão do Pico entrou em erupção às 10 horas da manhã desde domingo, 23, depois de ter emitido alguns sinais na noite de sábado.

A anterior erupção aconteceu a 2 de Abril de 1995, 44 anos da mais forte erupção de que se tem história.

XS
SM
MD
LG