Links de Acesso

"Reforma da União Africana é um novo e diferente começo", diz Cristina Duarte


Cristina Duarte, integrante da equipa de Paul Kagame

Ex-ministra cabo-verdiana e integrante da equipa de Paul Kagame fala sobre os pilares da reforma, desafios e consequências na vida das nações africanas

O novo presidente da União Africana Paul Kagame apresentou na recente cimeira de chefes de Estado e de Governo em Addis-Abeba uma proposta de reforma da organização.

Aprovada a reforma começa a ser implementada.

No passado, houve várias tentativas de reformar a União Africana mas que falharam porque não estavam reunidas as condições para a implementação de medidas.

Vários estudos fizeram recomendações válidas que se transformaram em matéria-prima para um novo arranque que se espera da União Africana.

Agora, a proposta de Paul Kagame recorre aos diagnósticos e recomendações anteriores que ele resume no chamado "Relatório Kagame".

Uma comissão de especialistas do continente acompanha Paul Kagame a implementar as propostas aprovadas recentemente em Addis-Abeba.

Cristina Duarte, ex-ministra das Finanças de Cabo Verde e consultora internacional, integra a comissão e falou com a VOA para a rubrica Agenda Africana.

Duarte discorre sobre os quatro pilares da reforma, seus impactos e consequências na vida das nações e os desafíos e obstáculos.

Ouça a conversa:

"A reforma da União Africana é um novo e diferente começo", diz Cristina Duarte - 15:00
please wait

No media source currently available

0:00 0:15:08 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG