Delegações de alto escalão dos EUA e de Israel voaram do aeroporto Ben-Gurion de Israel na segunda-feira para uma visita a Abu Dhabi, o primeiro voo comercial de Israel para os Emirados Árabes Unidos.
O vôo passou pelo espaço aéreo da Arábia Saudita - outra novidade num vôo comercial israelita.
Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas no início deste mês, com a ajuda da mediação dos EUA.
Os Emirados Árabes Unidos vão tornar-se a terceira nação árabe a ter relações normalizadas com Israel, depois do Egito e da Jordânia.
A delegação dos EUA inclui o conselheiro sénior e genro do presidente Donald Trump, Jared Kushner, o conselheiro de segurança nacional Robert O'Brien, o enviado para o Médio Oriente Avi Berkowitz e o enviado para o Irão Brian Hook.
Falando aos repórteres antes de embarcar no avião, Kushner disse "embora este seja um vôo histórico, esperamos que comece uma jornada ainda mais histórica para o Médio Oriente e além".
A delegação israelita inclui o conselheiro de segurança nacional Meir Ben-Shabbat, como chefe, e os diretores gerais de vários ministérios.
"Esta manhã, a saudação tradicional de 'vá em paz' assume um significado especial para nós", disse Ben-Shabbat, acrescentando que o objetivo da viagem era estabelecer as bases para a cooperação nas áreas da medicina, comércio, tecnologia e turismo.
As autoridades americanas e israelitas terão reuniões com seus homólogos dos Emirados Árabes Unidos.