Links de Acesso

RDC: Milícia Mai Mai ataca centro de tratamento de Ébola


Centro de Butembo. (VOA/Ericas Mwisi)

Milicianos armados Mai Mai atacaram um centro de tratamento de Ébola, no leste da República Democrática do Congo, neste sábado, 9, matando um polícia.

As autoridades municipais de Butembo, província do Kivu norte, disseram que as forças de segurança repeliram as milícias, reporta a Reuters.

"Devido a ataques anteriores, um sistema de segurança já estava em vigor e os agressores foram rapidamente confrontados pela polícia”, disse Sylvain Kanyamanda Mbusa, presidente do município.

O centro em referência foi o mesmo incendiado, por desconhecidos, na semana passada, ataque que levou a organização Médicos Sem Fronteiras a suspender as actividades na área.

Os trabalhadores humanitários enfrentam uma profunda desconfiança da população nalgumas áreas, onde procuram conter o surto de Ébola, que se tornou o pior na história do país, matando até agora cerca de 600 pessoas.

O esforço para conter o vírus é também prejudicado por uma infinidade de grupos armados que operam no leste do país.

Os Mai Mai são descritos como milicianos que inicialmente se reuniram para defender o seu território de ataques de outros grupos armados, na década de 1990.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG