Links de Acesso

Rafael Marques e Mariano Brás absolvidos das acusações do antigo PGR


Rafael Marques e Mariano Brás no Tribunal
Rafael Marques e Mariano Brás no Tribunal

Tribunal Provincial de Luanda disse que os factos da acusação não foram provados

O Tribunal Provincial de Luanda absolveu os jornalistas Rafael Marques e Mariano Brás, acusados pelo antigo Procurador-Geral da República (PGR), João Maria de Sousa.

Na sentença divulgada nesta sexta-feira, 6, a juíza Josina Ferreira Falcão, do Tribunal Provincial de Luanda, disse que as acusações do queixoso não foram provadas.

Rafael Marques ouve a sentença
Rafael Marques ouve a sentença

Marques e Brás foram acusados pelos crimes de injúria e ultraje a órgão de soberania devido a um artigo escrito pelo primeiro no seu portal Maka Angola e republicado pelo segundo no jornal O Crime, de que é director.

Em tribunal, os advogados do general João Maria de Sousa pediram a condenação dos dois jornalistas e uma indemnização total de quatro milhões de kwanzas, cerca de 16 mil dólares.

Mariano Brás no tribunal
Mariano Brás no tribunal

A denúncia sobre alegados actos de corrupção, atribuídos ao antigo PGR, remontam ao ano de 2016, quando o jornalista Rafael Marques divulgou no seu portal de investigação, Maka Angola, que João Maria de Sousa estava envolvido num negócio alegadamente ilícito de aquisição de um terreno de três hectares, em Porto Amboim, na província angolana do Kwanza Sul, para a construção de condomínio residencial.

Brás foi também arrolado no processo por ter publicado o artigo no jornal O Crime.

XS
SM
MD
LG