Links de Acesso

Queniano acusado de preparar atentado de al-Shabab nos Estados Unidos


Sede do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Washington
Sede do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Washington

Cholo Abdi Abdullah foi transferido das Filipinas, onde estava detido desde o ano passado, para Nova Iorque

Um suposto membro do grupo terrorista al-Shabab acusado de conspirar para realizar um ataque semelhante ao de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos chegou a Nova Iorque nesta quarta-feira, 16, onde vai responder em tribunal.

Natural do Quénia, Cholo Abdi Abdullah foi transferido das Filipinas, onde foi detido em julho de 2019.

Abdullah é acusado de conspirar para sequestrar um avião comercial e embater contra um prédio nos Estados Unidos e como parte do plano eleborado por dirigentes da rede al-Shabab ele terá sido treinado nas Filipinas como piloto.

Entre as acusações contra ele estão apoio material a uma organização terrorista estrangeira, conspiração para assassinar cidadãos dos EUA e conspiração para sequestrar e destruir uma aeronave

“Este caso, que envolve uma conspiração para usar um avião para matar vítimas inocentes, lembra-nos a ameaça mortal que os terroristas islâmicos radicais continuam a representar para o nosso país”, disse o procurador-geral adjunto, John Demers em comunicado.

“Não importa onde os terroristas que pretendem atacar americanos possam estar localizados, vamos encontrá-los e levá-los à justiça”, sublinhou Demers.

A acusação diz que o suposto esquema fazia parte de uma campanha maior da al-Shabab, principal afiliada da rede Al Qaeda com base na Somália, que visava “vingar” a decisão do Governo americano de transferir a sua embaixada em Israel de Televive para Jerusalém.

Em janeiro de 2019 o grupo lançou um ataque suicida num hotel em Nairóbi, no Quénia, que provocou a morte de 21 pessoas, entre elas um americano.

Mais recentemente, assumiu a responsabilidade por ataques a instalações militares americanas no Quénia e na Somália.

De acordo com a procuradoria, Abdullah viajou para as Filipinas para frequentar uma escola de aviação sob orientação do comandante da al-Shabab responsável pelo ataque ao hotel em Nairóbi.

Enquanto estudava, Abdullah investigou “ meios e métodos para sequestrar uma linha aérea comercial para realizar um ataque” e, segundo a acusação, procurou informações online sobre o prédio mais alto em várias cidades americanas, sequestros de aeronaves e como obter um visto para os EUA.

Cholo Abdi Abdullah, que já disse ser inocente, deve ser presente ao tribunal em breve.

XS
SM
MD
LG