Links de Acesso

Quase quarenta pessoas presas em manifestaçāo na Lunda Norte


Manifestação nas Lundas (Arquivo)
Manifestação nas Lundas (Arquivo)

Polícia reprime com violência manifestação em Cafunfo e Calemba Mulemba. Pelo menos sete feridos

Quase 40 pessoas foram presas e sete outras feridas durante manifestações hoje nas localidades do Cafunfo e Calemba Mulemba na Lunda Norte.

dezenas de presos em manifestação nas lundas com pelo menos sete feridos
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:05 0:00

A manifestação tinha sido convocado pelo Movimento do Protectorado das Lundas que luta pela autonomia da região mas ontem à noite, a direcção do movimento liderado por José Mateus Zecamutchima, tinha decidido cancelar o protesto devido ao que descreveu de presença massiva de militares armados nas vilas, cidades e bairros da zona.

Contudo muitas pessoas saíram ás ruas pela manhã de hoje e segundo o líder do movimento as forças de defesa e segurança responderam ao protesto popular com tiros e explosão de granadas.

As autoridades prenderam 38 pessoas

O balanço provisório revela não haver por enquanto perda de vidas humanas, embora um número não especificad de pessoas até a este momento esteja dada por desaparecida.

Esta é a quarta manifestação convocada pelo Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe, exigindo respeito pelos direitos humanos e autonomia da região que segundo reivindica abrange as províncias do Cuando Cubango, Lunda Sul, Moxico e Lunda Norte respectivamente.

XS
SM
MD
LG