Links de Acesso

Quadro negativo da educação em Nampula


Há falta de quase tudo apesar de injecção dos investimentos do Governo.

Na província de Nampula estima-se que perto de 200 mil crianças do ensino primário assistem às aulas sentadas no chão, condições consideradas desfavoráveis para o processo de ensino e a aprendizagem.

Mais grave ainda são as mais de 50 mil crianças que têm aulas ao relento, por falta de instalações. A província de Nampula conta com 2.098 escolas primárias.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:47 0:00
Faça o Download

Algumas escolas operam sem instalações adequadas como, na capital provincial, a escola 19 de Outubro que funciona debaixo de cajueiros e sem qualquer infra-estrutura de apoio.

Para além da escolas primárias, Nampula conta ainda com um total de 78 instituições de nível secundário e cerca de um milhão 139 mil alunos nos diferentes níveis de ensino com o rácio de 70 alunos por professor.

Ciente desta situação, que continua a comprometer a qualidade do ensino nos pais, o Ministério da Educação e desenvolvimento humano, está a prestar atenção ao apetrechamento das escolas, começando pela distribuição de carteiras.

Uma das escolas beneficiadas foi a primária completa de Mutotope, que recebeu 120 carteiras escolares. A secretária permanente do ministério de educação e desenvolvimento humano, Claudina Cassamo, disse que até ao final do ano serão compradas 100 mil carteiras, a serem distribuídas pelo país, e que custarão 350 milhões de meticais.

Claudina Cassamo admite que o número de carteiras a ser distribuída é insuficiente, tendo em conta as necessidades de cada província. Apenas a província de Nampula necessita de 100 mil carteiras para acomodar os seus alunos.

Para além de carteiras,as escolas debatem-se igualmente com a falta de casas-de–banho e muitas vezes onde elas existem algumas não funcionam .

Alguns pais, encarregados de educação e também os mestres referem que as insuficiências de infra-estruturas e as más condições de trabalho não motivam os alunos e dificultam a aprendizagem, para além de condicionar o trabalho dos professores.

XS
SM
MD
LG