Links de Acesso

Putin e Obama falaram de Ucrânia e do Médio Oriente ao telefone


Vladimir Putin (esq), Barack Obama (dir)
Vladimir Putin (esq), Barack Obama (dir)

O Presidente russo Vladimir Putin telefonou nas últimas horas desta Quinta-feira, 25, ao seu homólogo norte-americano Barack Obama para falar dos desenvolvimentos no Médio Oriente, ligados ao grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico, e da situação na Ucrânia.

Segundo um comunicado da Casa Branca, os dois líderes debateram igualmentea “situação cada vez mais perigosa na Síria” e sublinharam a importância de manter a unidade das potências internacionais nas conversações com o Irão para evitar que o país procura armas nucleares.

Putin e Obama abordaram também “a necessidade” de deter o grupo terrorista Estado Islâmico, que controla grandes parcelas de território no Iraque e na Síria. Por sua vez, Barack Obama insistiu novamente em que Moscovo deve “respeitar os seus compromissos” no âmbito dos acordos de Minsk para solucionar o conflito na Ucrânia, o que se traduz, em particular, na retirada por parte da Rússia “da totalidade das tropas e do equipamento militar russo estacionado em território ucraniano”.

XS
SM
MD
LG