O Presidente russo, Vladimir Putin, disse no Domingo, 11 de Novemrbo, que faz sentido que um bloco económico poderoso como a União Europeia queira se defender militarmente.
Os comentários foram feitos depois do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter twitado ao chegar a Paris na sexta-feira que sugestão do Presidente francês, Emmanuel Macron, de um exército europeu é “muito insultuosa”.
“A Europa é uma entidade económica poderosa, uma união económica poderosa e é natural que queira ser independente, auto-suficiente e soberana em questões de defesa e segurança”, disse Putin à televisão RT.
Trump não viu com bons olhos os comentários que Macron fez numa entrevista à rádio Europa 1 nesta semana, na qual ele parece apontar os Estados Unidos como uma ameaça.
Discutindo o crescente perigo da pirataria cibernética, a intromissão externa nos processos eleitorais e a decisão dos EUA de se retirar do Acordo Nuclear com o Irão, Macron disse que a Europa precisa de se proteger contra a China, a Rússia “e até mesmo dos Estados Unidos”.
Mais tarde, na mesma entrevista, falou da necessidade de um exército europeu, dizendo: “Confrontados com a Rússia, que está nas nossas fronteiras e que mostrou que pode ser ameaçadora... precisamos de uma Europa que possa se defender melhor por si só, sem depender apenas dos Estados Unidos”.
Depois do encontro no Sábado, Trump e Macron tentaram minimizar as diferenças, dizendo concordar com a necessidade de a Europa gastar mais em defesa.
Um assessor de Macron disse que a reprovação de Trump foi baseada num mal-entendido.