Links de Acesso

Psicólogos procuram alternativas para tratar doenças mentais no Namibe


António Matias Fiel, psicólogo

Enfermeiros "capacitados" para ajudar a combater a demanda crescente

A província angolana do Namibe regista nos últimos tempos um aumento dos casos de pessoas com doenças mentais.

Entretanto, frente à falta de especialistas para enfrentar o problema, psicólogos clínicos decidiram capacitar enfermeiros para ajudar a responder às demandas.

Psicólogos procuram alternativas para tratar doenças mentais no Namibe - 2:25
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:25 0:00

António Matias Fiel, psicólogo clínico do hospital materno do Namibe, disse à VOA que a ausência de uma Psiquiatria na província do Namibe, aliada a poucos psicólogos clínicos, constitui uma grande preocupação dos técnicos.

“Quem não tem cão caça com o gato”, diz o ditado popular que parece ter levado os poucos psicólogos clínicos da província, com o apoio da Direcção Provincial da Saúde e do Hospital Psiquiátrico do Lubango, a promoverem uma acção formativa acelerada de mais de 20 enfermeiros que, depois de capacitados, poderão suprir o vazio que se regista nos municípios, comunas e centros de saúde.

António Fiel descreveu que as consequências da guerra que devastou o país, a crise social e económica das famílias e a ansiedade são os principais factores que potenciam a perturbação mental de muitas pessoas no Namibe que já requer de uma unidade hospitalarespecializada.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG