Links de Acesso

Províncias do norte e sul de Angola vão ser palcos de manifestações no sábado


Perda de poder de compra e pedido de libertação de activista dão o mote aos protestos

Províncias do norte e sul de Angola vão ser neste fim-de-semana palcos de manifestações convocadas para protestar contra o elevado custo de vida e desemprego.

Estão programadas manifestações no Uíge, Cunene e Namibe, e nesta última província o protesto é também contra a prisão do activista Edson Kamalanga, detido por alegado envolvimento na compra de material de construção roubado, mas que os activistas consideram ser um “preso politico”.

Manifestações maracadas paa o Cunene e Namíbia – 1:45
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:45 0:00

Cunene

Na Província do Cunene, os activistas vão marchar nas ruas da cidade de Xangondo, Município do Ombandja.

Airton Pereira, um dos organizadores, disse à VOA lamentar que as autoridades no Cunene tenham, no passado, "reprimido manifestações, enquanto noutras províncias as manifestações realizam-se sem constrangimentos".

Namibe e Uíge

Já no Namibe, os jovens querem sair às ruas para protestar contra a permanência nas cadeias do activista Edson Kamalanga, e também protestar contra o elevado custo de vida em Angola e no Namibe, em particular, afirma Pedro de Sousa falando em nome do grupo organizador.

No Uíge, a carestia de vida leva activistas às ruas.

Activistas convocam manifestação no Uíge – 2:02
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:02 0:00

O activista cívico Jorge Kisseque, um dos organizadores, disse que a manifesgação tem dois lemas: “o custo elevado de elevado de vida e índice elevado de desemprego”.

“Muitos indivíduos perderam o poder de compra até mesmo para quem trabalha, você vai no armazém com 50 a 100 mil kwanzas mas não compras nada de importante e existe no país pessoas que ganham 33 mil kwanzas, que está estipulado como salario minino nacional e há quem ganha 20 mil kwanzas", acrescentou.

Raul António, outro organizador, disse que a manifestação de sábado cumpriu todos os procedimentos legais e parte das Bombas do Bairro Candombe Velho, em direcção ao largo do Governo.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG