Links de Acesso

Protestos na Índia contra recentes violações sexuais


Milhares de pessoas manifestaram neste domingo por toda a Índia, pedindo justiça pela menina vítima de violação sexual recentemente e chamando a atenção para a questão da segurança das crianças e mulheres.

Foi a maior demonstração pública de revolta no país, desde 2012, quando um gang violou a estudante de fisioterapia na capital indiana, que provocou protestos a nível nacional.

A revolta voltou a ser evidente esta semana, depois dos jornais nacionais terem reportado que um gang violou sexualmente e matou uma menina de oito anos, de uma comunidade nómada muçulmana numa zona Hindu, na região da Caxemira indiana em Janeiro deste ano.

India, gang viola menina 8 anos
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:44 0:00

O caso despertou a atenção pública, depois de advogados que gritavam palavras de ordens de cariz nacionalista hindu terem tentado bloquear a polícia de acusar em tribunal oito homens, todos Hindus.

Entre os manifestantes estavam dois ministros do Partido Bharatiya Janata, que fazem parte do governo local de Caxemira.

Os dois ministros resignaram entretanto, depois de enfrentarem acusações de obstrução à justiça. O Tribunal Supremo já pediu respostas aos advogados daqueles ministros, devido ao seu comportamento e o primeiro-ministro Narendra Modi prometeu que a justiça vai ser feita.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG