As companhias aéreas cancelaram neste domingo, 26, centenas de voos pelo terceiro dia consecutivo devido ao aumento de infecções da Covid-19 provocadas pela variante omicron, facto que forçou dezenas de milhares de pessoas a mudarem os seus planos de passar o Natal com familiares.
Até as primeiras hoje de hoje, 656 voos, a nível nacional, foram candelados, número ligeiramente inferior aos mil de ontem, Dia do Natal, e de 700 no dia anterior, segundo dados da FlightAware.com, especializada em rastrear voos.
Aguardam-se mais cancelamentos e atrasos em pelo menos 920 voos ainda hoje.
O feriado de Natal é normalmente um período de pico para viagens aéreas, mas a rápida disseminação da variante omicron levou a um aumento acentuado nas infecções de Covid-19, o que levou as companhias aéreas a cancelar voos com pilotos e tripulantes colocados em quarentena.
O mau tempo em várias regiões do país agravou ainda mais o caos nos aeroportos e estradas.
Em todo o mundo, durante o fim-de-semana, mais de sete mil voos foram cancelados, também devido ao aumento exponencial de casos da Covid-19.