Links de Acesso

Projecto "Terras do Futuro" ficou no passado


Fazendeiros em Kwanza Sul dizem que têm que pagar dívidas de fundos que nunca receberam

Mais de 60 jovens integrados no projecto Terras do Futuro na província angolana de Kwanza Sul dizem que estão a pagar enormes dividas de fundos para o projecto que nunca receberam.

Fundos do projecto Terras do Futuro desapareceram 2:21
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:21 0:00

Indicam que a dívida atinge agora quase 1,5 milhão de dólares, excluindo juros que ascendem a dezenas de milhar de dólares.

O projecto Terras do Futuro foi lançado em 2009 e,era uma promessa para a produção de cereais em Angola.

Cerca de 50 engenheiros recém saídos das universidades foram recrutados no país e com eles foi adquirida maquinaria de ponta para o efeito.

O projecto tinha reservado para o efeito 250 hectares e visava atrair jovens formados em agronomia pelo Instituto Superior Politécnico do Kwanza Sul.

Um deles, Márcio Falcão, disse que a dívida está em seu nome e tem de que pagar esse dinheiro.

Outra vítima da situação é o engenheiro Samuel que disse que ninguém teve acesso ao dinheiro e que apenas recebemos 200 mil kwanzas#

Por terem abandonado as fazendas, as consequências começaram a ser sentidas com casas vandalizadas, muito capim e maquinaria abandonada.

O presidente do Conselho de Administração do projecto Terras do Futuro, Manuel João, que recusou-se a prestar qualquer declaração para aos fazendeiros e imprensa, bem como os técnicos do BDA que visitaram o projecto.

Ouça a reportagem:

Fundos do projecto Terras do Futuro desapareceram 2:21
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:21 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG