Links de Acesso

Programa de Alimentação Escolar contribui para a retenção de alunos no ensino em Moçambique


Contos das Crianças do Amanhã. Fábulas Tradicionais de Moçambique. Trabalho na classe. Escola Maringanha. Projecto Lara Ripoll
Contos das Crianças do Amanhã. Fábulas Tradicionais de Moçambique. Trabalho na classe. Escola Maringanha. Projecto Lara Ripoll

Governo norte-americano já investiu cerca de 2.7 milhões de dólares no programa em Moçambique.

Mais de 72 mil anos em 245 escolas da província moçambicana de Maputo têm pelo menos um prato de comida assegurado por dia, através do Programa de Alimentação Escolar, financiado pelo Governo americano.

As autoridades moçambicanas garantem que o programa contribuiu para o aumento da retenção de alunos no ensino.

Moçambique vai continuar a beneficiar do apoio de Washington para assegurar alimentação escolar a crianças vulneráveis.

A garantia foi dada pela secretária adjunta do Departamento da Agricultura Xochitl Torres Small, que esteve de visita a Maputo.

Há cerca de 17 anos que os Estados Unidos da América, através do Departamento da Agricultura, vem financiando programas de alimentação escolar, para alunos em situação vulnerável.

Um dos programas que vem fazendo diferença está a cargo da organização Counterpart International que desde 2021 já serviu mais de 72 mil refeições a igual número de alunos em 245 escolas primárias da província de Maputo.

“O objetivo agora é trabalhar com o Governo e os parceiros locais para alargar o programa para mais crianças no país”, garantiu na semana passada em Maputo a secretária adjunta daquele departamento.

Xochitl Torres Small afirmou que a meta estabelecida é que, num futuro próximo, o número de alunos abrangidos pelo Programa de Alimentação Escolar, que garante pelo menos um prato de comida saudável e nutritiva por dia, atinja sete milhões e quinhentos mil.

Julia Mwito, administradora do distrito de Matutuine, uma das zonas que ao nível da província de Maputo está a beneficiar do programa, disse que o mesmo que está a contribuir para a retenção das crianças no ensino.

“Registávamos muitas desistências e, com a implementação deste programa, estamos a registar um aumento do número de crianças na escola ", destacou Mwito.

Dados oficiais indicam que o Governo norte-americano já investiu cerca de 2.7 milhões de dólares no programaem Moçambique.

Fórum

XS
SM
MD
LG