Links de Acesso

Professores voluntários no Namibe iniciam greve na quarta-feira


Docentes apontam dedo ao Goveno local
Docentes apontam dedo ao Goveno local

Criticam concurso público que dizem estar repleto de "nepotismo, proteccionismo, bajulação e compadrio"

Professores voluntários na província angolana do Namibe denunciam concurso público realizado este ano e convocam greve por tempo indeterminado a partir de quarta-feira, 13.

Professores voluntarios do Namibe vão entrar em greve - 2:31
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:31 0:00

A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 10, em encontro realizado no Estádio Joaquim Morais, sob vigilância policial.

Os promotores da manifestação dizem que já encaminharam cartas às entidades de direito e esclarecem que a impugnação do concurso de 2018 tem a ver com nepotismo, proteccionismo, bajulação e compadrio.

Adilson Andrade, um dos professores voluntários há quatro anos disse que o Governo do Namibe “brincou mal com os professores voluntários” e defende “a greve sem reservas para a próxima quarta-feira”.

Professores voluntários impugnam concurso público 2018 no Namibe
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:49 0:00

João Gabriel, porta-voz dos professores voluntários, informou à VOA que durante o concurso público realizado nos últimos meses “houve matéria que lesa a transparência, passível de intervenção do Serviço de Investigação Criminal e a Procuradoria-Geral da República.

Alguns professores voluntários sem salários denunciam das dificuldades que enfrentam e lamentam ter de deixar os alunos sem aulas por “suposta ingratidão do Governo local”.

A manifestação, segundo os promotores, vai paralisar inclusive aulas nas escolas de zonas rurais e os professores dizem que têm o apoio de outras sensibilidades afectadas pelo Governo de Carlos da Rocha Cruz “Caito”.

XS
SM
MD
LG