Links de Acesso

Professores à espera de enquadramento marcham em Cabinda


Cidade de Cabinda

Formados em Educação Física e Desporto dizem estar à cinco anos a aguardar entrada no sistema educativo

Uma centena de professores de Educaçao Física e Desportos formados em 2012 sai na sexta-feira, 15, às ruas de Cabinda para exigirem a sua colocação no sistema de ensino.

Professores prometem manifestação - 2:09
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:10 0:00

Este será o primeiro teste ao novo secretário da Educação, o Padre Casemiro Congo.

Apesar da promessa de colocaçao directa, ou seja sem prestar concurso publico, aqueles professores dizem que há cinco anos continuam à espera.

Professores que pediram o anonimato disseram à VOA que “o propósito é exigir o nosso direito”, enquanto outra docente revela estar a passar por dificuldades.

"Só Deus e com ajuda de alguns colegas e familiares para nos mantermos de pé”, adiantou outra professora lembrando que muitos docentes estavam empregados nas petrolíferas, mas optaram pela educação quando foram colocados entre as duas opções.

À espera de colocação, esses professores de educação física e desporto dizem haver vagas mas não sabem porque não são enquadrados.

Alguns dos docentes disseram à VOA que “foram ameaçados de fuzilamento” caso avançarem com a marcha.

Entretanto, afirmaram ter falado com o novo secretário provincial de Educação, Padre Congo, que “disse nada ter contra a nossa manifestação por ser um direito que nos assiste".

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG