Links de Acesso

Procuradoria tem que ser mais cuidadosa nas acusações de corrupção, diz advogado angolano


O ministério público angolano deve ter mais cuidado e ponderação em fazer acusações de corrupção que podem não ter fundamentos mas mesmo assim destruir a vida das pessoas acusadas.

Advogado avisa que PGR tem que ponderar acusações de corrupção - 1:53
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:53 0:00

O aviso foi feito na Huíla pelo advogado José Carlos após a absolvição do antigo director de comunicação institucional e imprensa do governo da Huíla, Jaime Lombe.

Lombe tinha sido acusado no desvio de mais de 5 milhões de Kwanzas que foi absolvido de todas as acusações.

“ É importante que o Ministério Público reveja as suas formas de actuação que avalie melhor as situações e não tenha pressa de mandar pessoas para a cadeia, porque pior do que a privação da liberdade só a morte”, disse o advogado que fez notar o impacto que acusações sem fundamento podem ter na vida dos acusados.

“Os danos causados a este cidadão e de outros que várias vezes sem número se encontram na mesma situação que ele, acabam por ser de alguma forma irreparáveis”, afirmou.

O jurista Bernardo Peso considera legítima as acusações do advogado, mas entende que todos no processo judicial cometem erros.

“ O advogado como está envolvido no processo da administração da justiça ele tem esse direito da fazer esta crítica no sentido do Ministério Público ser um pouco mais cauteloso, isto é muito normal”, disse.

“Esses erros acontecem …. todos nós envolvidos neste processo cometemos estes erros”, acrescentou

Jaime Lombe detido em Setembro de 2018, foi o primeiro dos gestores públicos, detido, julgado e mandado em liberdade no rol de responsáveis do anterior governo da Huíla acusados por crime de peculato.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG