Links de Acesso

Tiroteios em duas cidades etíopes após ordem de integração de forças regionais


Abiy Ahmed
Abiy Ahmed

Primeiro-ministro diz que serão tomadas medidas para forçar a integração

O primeiro ministro da Etiópia Abiy Ahmed prometeu Domingo desmantelar forças regionais formadas por alguns estados do país, avisando que medidas serão tomadas contra qualquer oposição “destrutiva”.

Hoje registaram-se tiroteios em duas cidades na região de Amhara durante manfiestações contra uma ordem do governo federal para se integrar forças regionais na político ou exércitos nacionais

Na quinta-feira tinha sido anunciado que essas forças, formadas unilateralmente por alguns estados etíopes, seriam integradas no exército, polícia ou na vida civil.

Durante o conflicto em Tigray muitas dessas forças foram acusadas de brutalidade e violação dos direitos humanos, particularmente as da região de Amhara.

A constiuição da Etiópia permite que os seus 11 estados, formados com base linguística e cultural, tenham as suas próprias forças policiais mais nos últimos 15 anos muitos deles estabeleceram gradualmente os seus próprios exércitos fora dos limites constitucionais.

Numa declaração no Twitter o chefe do governo etíope disse que o seu país “deparou com dificuldades..em relação a forças especiais regionais”, fazendo notar postos de controlo ilegais, contrabando e banditismo.

Alguns residentes de Amhara opõem-se ao acordo de paz com Tigray devido a disputas fronteiriças e tem havido noticias de distúrbios em algunas zonas onde forçças regionais começaram a ser desarmadas.

Abiy Ahmed doisse que o seu governo vai “tentar convencer a explicar a decisão aqueles que se opõem sem compreender”.

“Medidas de aplicação da lei serão tomadas contra aqueles que jogam papéis delberdametne destrutivos”, afirmou o chefe do govenro etíope.

“A decisão será aplicada memso se tivermos que pagar um preço para bem da Etiópia...unidade e paz do povo”, acrescentou

Fórum

XS
SM
MD
LG