Links de Acesso

Primeira-dama de Cabo Verde recebe prémio de liderança inspiradora


Lígia Fonseca, advogada e primeira-dama de Cabo Verde de visita à Voz da América, em Agosto de 2014. Washington DC.
Lígia Fonseca, advogada e primeira-dama de Cabo Verde de visita à Voz da América, em Agosto de 2014. Washington DC.

Lígia Fonseca advoga contra a violência doméstica, pelo empreendedorismo, igualdade de género e educação e empoderamento das mulheres.

Lígia Fonseca, primeira-dama de Cabo Verde foi galardoada com o Prémio Global Inspirational Leadership Award (prémio de Liderança Inspiradora Mundial) de Mulheres Líderes Mundiais 2014 pelo Centro para o Desenvolvimento Económico e Liderança (CELD), uma ONG com estatuto consultivo especial junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas.

Sob o lema “Economias Emergentes: reduzir o défice de crédito e investir nas mulheres para o crescimento sustentável”, a Cimeira de Mulheres da África, Médio Oriente e Ásia, pretende reunir as mulheres que mais se destacam nessas regiões, bem como os principais interessados/intervenientes em África, Médio Oriente e Ásia, para em conjunto, discutirem sobre a necessidade de identificar e aproveitar as oportunidades inexploradas e lucrativas e os compromissos económicos e políticos assumidos pelas mulheres.

Segundo os promotores do prémio, a escolha de Lígia Fonseca deve-se às diversas iniciativas que tem levado a cabo, com incidência sobre as mulheres, nomeadamente, nas áreas de HIV/SIDA, educação, saúde materno-infantil, entre outras.

PRs Barack Obama, Jorge Carlos Fonseca e Primeira-damas Lígia Fonseca e Michelle Obama, na Casa Branca
PRs Barack Obama, Jorge Carlos Fonseca e Primeira-damas Lígia Fonseca e Michelle Obama, na Casa Branca

De referir que as mulheres anteriormente premiadas pelo CELD foram a ex-presidente do Malawi, Sra. Joyce Banda, a vice-presidente do Zimbabué, Joice Mujuru, a Sra. Penehupifo Pohamba, primeira-dama da República de Namíbia, a Sra. Salma Kikweete, primeira-dama da República da Tanzânia, a Sra. Datin Paduka Seri Rosmah Masor, esposa do Primeiro-ministro da Malásia, entre outras mulheres influentes.

A cerimónia de entrega dos prémios de África, Médio Oriente, Ásia e Amazonas (AMEAA), de 2014, acontece no próximo dia 21, enquadrada no programa da Cimeira de Mulheres da África, Médio Oriente e Ásia, a ter lugar nos dias 20 e 21 de Novembro, no Dubai.

Aquando da sua visita aos Estados Unidos da América, acompanhando o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, Lígia Fonseca contou em entrevista que projectos tem levado a cabo.

"É preciso criar financiamento para mulheres no negócio informal", Lígia Fonseca
please wait

No media source currently available

0:00 0:06:03 0:00

XS
SM
MD
LG