Links de Acesso

Prevalecem lacunas na implementação do Acordo de Paz e Reconciliação de Maputo, analistas


Nyusi e Momade após a assinatura do acordo

Líder da Renamo adverte que isso “pode levar a consequências imprevisíveis”

Passam hoje, 6 de Agosto, dois após a assinatura do Acordo de Paz de Maputo. Um dos aspectos centrais era a desmobilização das milícias da Renamo, o que continua com lacunas.

Prevalecem lacunas na implementação do Acordo de Paz e Reconciliação de Maputo, analistas
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:54 0:00

Analistas de política ouvidos pela VOA, em Maputo, reconhecem lacunas na reintegração de homens da Renamo, mas mantem-se optimistas.

Job Fazenda é jurista nacional e diz que, apesar de não haver conclusão do processo da desmilitarização, há passos significativos que foram dados, que mostram que valeu a pena.

“Do meu ponto de vista, não houve ganhos nem perdas, há uma vontade política que está em curso, mas a verdade é que a situação situação não é tão fácil, muito menos para um país como o nosso” disse Carlos Jeque, jurista e ex-candidato presidencial.

Um dos cogumelos problemáticos do pós acordo de paz efectivo é o surgimento da Junta Militar da Renamo, liderada por Mariano Nhongo, que recusa a autoridade do novo chefe da REnamo, Ossufo Momade.

Lourena Mazive, directora de Projectos no Instituto para Democracia Multipartidário, diz que “Nhongo, é um caso a parte”.

Consta que já foram desmobilizados mais de 2600 homens da Renamo, mas o líder deste partido critica a demora de enquadramento desses elementos nas esquadras.

Falando em Nampula, Momade, que assinou o acordo em 2019 com o presidente Filipe Nyusi, disse que a fragilazação do processo “pode levar a consequências imprevisíveis”.

E para Roque Silva, secretário-geral da Frelimo, partido no poder, entrevistado pelo jornal O País “o processo de Desarmamento e de Reintegração dos homens residuais da Renamo está a acontecer com muita tranquilidade em toda extensão do país”.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG