Links de Acesso

Prestadores de serviços em Educação sem salários há um ano em Malanje


Gabriel Alexandre Boaventura
Gabriel Alexandre Boaventura

Direcção de Educação garante que trabalhadores podem participar em concurso aberto para novas contratações

Cerca de três dezenas de auxiliares de segurança e limpeza da Direcção da Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia em Malanje clamam por 12 meses de salários em atraso.

Os trabalhadores pertenciam à extinta empresa “R & S”, que prestava serviços àquela direcção, mas que declarou falência com o agravamento da crise financeira, económica e cambial.

Prestadores de serviços em Educação sem salários há um ano em Malanje - 1:38
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:06 0:00

Fernandes Lucas Massou, auxiliar de segurança e pai de quatro meninas e um rapaz que deixaram de estudar por falta de dinheiro para pagar propinas, confirma que “desde que nós iniciamos a trabalhar a partir de seis de Maio (2015), estamos há 12 meses sem salários”.

Apesar dos atrasos nos pagamentos ele e colegas não cruzaram os braços, mas as respostas da nova entidade patronal o desanima.

“Fomos lá reclamar, por que ah! Vocês não podem reclamar é biscato que vocês têm “, denunciou.

O director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia em de Malanje, Gabriel Alexandre Boaventura, afirmou, por seu lado, que os auxiliares estão ao serviço da direcção e de algumas escolas do sector.

“Estes trabalhadores existem em condição de eventuais e neste momento todos eles foram orientados no sentido de juntarem documentos, principalmente aqueles que reuniam requisitos sobretudo em termo de idade, para concorrerem ao concurso que deve terminar ainda este mês”, confirmou Alexandre, assumindo que “caso eles venham a ser apurados vão continuar a trabalhar não mais como eventuais, mas como trabalhadores do quadro”.

Os funcionários dispensados pelo concurso público vão rescindir os contratos e aguardarão pela disponibilidade dos orçamentos para receberem os respectivos salários.

A Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia em de Malanje poderá admitir este ano 46 seguranças e 22 auxiliares de limpeza no concurso público que decorre.

XS
SM
MD
LG