Links de Acesso

Presidente português defende proposta de mobilidade na CPLP


Marcelo Rebelo de Sousa está desde sábado em Cabo Verde
Marcelo Rebelo de Sousa está desde sábado em Cabo Verde

Iniciativa é dos governos de Portugal e de Cabo Verde

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu nesta segunda-feira, a proposta de mobilidade no seio da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), apresentada recentemente pelo seu país e Cabo Verde.

Em declarações na Praia, onde começou sábado, 8, uma visita de Estado a Cabo Verde, Rebelo de Sousa lembra, no entanto, que é uma iniciativa que deverá ser debatida em termos técnicos antes do debate político.

“O debate poderá culminar na cimeira da Praia do ano que vem", sublinhou o Presidente português que admite “ um estatuto de cidadãos da CPLP residentes num ou noutro país, através de processos faseados".

O tema deverá estar presente nos encontros que Marcelo Rebelo de Sousa mantém hoje com o seu homólogo cabo-verdiano Jorge Carlos Fonseca, e o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Rebelo de Sousa vai também receber as chaves da cidade da Praia, discursar na Assembleia Nacional e visitar a "Cidade Velha", a primeira cidadã portuguesa nos trópicos e património da humanidade pela UNESCO.

XS
SM
MD
LG