Links de Acesso

Presidente moçambicano dá nota positiva ao processo eleitoral


Filipe Nyusi
Filipe Nyusi

Sem se referir às denúncias de fraude, Filipe Nyusi pediu serenidade enquanto se aguardam os resultados finais

No calor das eleições autárquicas realizadas a 10 de Outubro em Moçambique, o Presidente Filipe Nyusi dirigiu uma comunicação à nação nesta quinte-feira, 18, na qual condenou a violência e pediu serenidade.

Presidente moçambicano dá nota positiva ao processo eleitoral
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:37 0:00

Durante um discurso de cinco minutos sem direito a perguntas dos jornalistas, Nyusi deu, no entanto, uma nota positiva ao processo.

“Estas foram as eleições mais participadas de sempre e as que registaram menos casos de violência, tendo em consideração as ocorrência que foram reportadas e reclamadas”, elogiou o Presidente.

Apesar desta avaliação, o facto é que os resultados estão longe de trazer tranquilidade.

Desde o anúncio da contagem intermédia, em várias autarquias, a oposição reclama de fraude eleitoral e desdobra-se em recursos para rever os resultados.

Por seu lado, a sociedade civil considera mesmo que as eleições não foram transparentes.

Com ou sem contestação, Filipe Nyusi diz que é preciso manter a serenidade enquanto se aguarda elos resultados finais.

“Gostaria de usar esta ocasião para exortar a todos a manterem a calma, a serenidade e o respeito pelas leis, enquanto se aguarda pelo anúncio dos resultados definitivos, valores que deverão permanecer depois da proclamação”, concluiu Nyusi.

Resultados oficiais divulgados no domingo dão vitória à Frelimo, partido no poder, em 44 municípios e à Renamo, na oposição, em oito autarquias, enquanto o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido, ganhou no município da Beira.

XS
SM
MD
LG