Links de Acesso

Presidente Biden anula decreto de Trump que impedia presença de transgéneros nas Forças Armadas


Presidente Joe Biden no Salão Oval da Casa Branca

O Presidente dos Estados Unidos assinou um decreto que anula a decisão do anterior chefe da Casa Branca, Donald Trump que proibia a entra de transgéneros nas Forças Armadas.

"O Presidente Biden acredita que a identidade de género não deve ser uma barreira para o serviço militar e que a força da América está na sua diversidade", escreveu a Casa Branca em comunicado divulgado nesta segunda-feira.

A nota acrescenta que "permitir que todos os americanos qualificados sirvam o seu país é melhor para os militares e melhor para o país, porque uma força inclusiva é uma força mais eficaz".

Em 2016, o então Presidente Barack Obama permitiu que transgéneros servissem abertamente e recebessem cuidados médicos para a transição de sexo, mas Donald Trump congelou o recrutamento.

Ao anunciar a decisão, o antigo Presidente republicano afirmou que os militares não poderiam ser "sobrecarregados com o tremendo custo médico e com a perturbação que a presença dos transgéneros causaria".

A medida chegou a ser suspensa pela Justiça, por considerá-la discriminatória, mas em Janeiro de 2019 o Supremo Tribunal autorizou a entrada em vigor do veto de Trump.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG