Links de Acesso

Presidente guineense promete nomear novo primeiro-ministro em breve


José Mário Vaz, Presidente da Guiné-Bissau
José Mário Vaz, Presidente da Guiné-Bissau

José Mário Vaz tem três nomes sobre a mesa, mas ainda não iniciou consultas.

O Presidente da Guiné-Bissau disse nesta quinta-feira, 20, que vai anunciar na próxima semana oprimeiro-ministro que vai formar o Governo inclusivo, acordado entre as partes com a mediação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.

Ao embarcar para Cabo Verde onde assiste hoje a posse do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, José Mário Vaz revelou aos jornalistas ter enviado convites aos responsáveis dos órgãos de soberania, partidos com e sem assento parlamentar, elementos da comunidade internacional e da sociedade civil, com os quais se irá reunir antes de decidir na próxima semana.

“O Presidente tem um papel importante, mas não depende só dele, depende de todos os órgãos de soberania e de todas as partes implicadas neste processo. O Presidente está apenas a cumprir com o compromisso assumido entre as partes”, lembrou Vaz, garantindo estar empenhado na escolha do novo chefe do Governo antes de partir para o Brasil para a cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa no final do mês.

Três nomes sobre a mesa

A VOA revelou na segunda-feira, 17, que José Mário Vaz tem entre mãos três nomes para o cargo de primeiro-ministro.

Umaro Sissoko, um dos principais assessores do Presidente da República, João Mamadú Fadia, também próximo de Vaz, e até aqui director Nacional do Banco da CEDEAO, e Augusto Olivais, antigo secretário nacional do PAIGC são os nomes que estão sobre a mesa do Chefe de Estado.

Fontes da VOA apontam Augusto Olivais como o mais provável candidato, porquanto goza de alguma proximidade com o Presidente a República e dirigentes do PAIGC.

XS
SM
MD
LG